Quem pode cantar?

Em 1972, comecei a trabalhar com canto. Tinha, na época, a preocupação de dizer, a todos os que me procuravam, que é possível cantar, independentemente de conhecimento musical anterior, ou o que quer que seja. Buscava mostrar, com cuidado, aos alunos que apresentavam maior dificuldade, que certamente avançariam, desde que tivessem esforço e paciência. A persistência os conduziria aonde quisessem. Era fundamental apenas que entendessem que “todo o mundo pode cantar”.

O tempo passou, aumentando a preocupação e o cuidado. Fui percebendo, aos poucos, e com intensidade, que o povo sempre tem razão. Se inventou o famoso ditado “Quem canta seus males espanta!”, é porque “todo o mundo DEVE cantar!”

Alguns têm mais facilidade do que outros, por terem logo de início um ambiente facilitador, que lhes dá um empurrão, como um meio musical ou uma família de músicos; cito sempre a Sandy e seu mano, cujos avós já cantavam. Outros, pelo fato de terem a voz um pouco diferenciada, “rouca”, mais grave, mais sei-lá-o-quê, acabam sendo colocados de escanteio, como ovelhas negras do grupo em que cantam. Mas, com trabalhos de percepção musical e persistência, todos podem chegar a cantar. E muito bem!

Ricardo de Oliveira, que, felizmente, apareceu para nos redimir, deixa claro que “temos que ser afinados conosco mesmos, com o ser humano, a natureza, o cosmos” (v. “Música, Saúde e Magia”, ed. Record/Nova Era, 1996). Ele contrapõe o que chama de música orgânica à música mecânica… Não temos que nos afinar por um piano ou um violão!

Gilda Vandenbrande, que há mais de vinte anos faz teatro e música para espetáculos teatrais, assegura: “Quem fala canta!” (este é o nome de sua Oficina de Voz e Canto).

Anúncios

6 Respostas para “Quem pode cantar?

  1. Pingback: Certo ou Errado? |

  2. Eliane Bastos

    Tenho trabalhado com o cantar, como auxílio pedagógico, com professores da rede estadual de ensino. Amei este cantinho aqui. Você me surpreende e isso é maravilhoso Tato. Obrigada por compartilhar tanta riqueza. Paz e luz caríssimo. abx. Eliane Bastos

  3. Marcio Banderia

    ADORO MUSICA ADORO CANTAR MAS NAO TENHO A VOZ MUITO BOA , MAS JA ME DISSERAM QUE EU TENHO AFINAÇAO E OUVIDO FALTA ESTUDAR ISSO É VERDADE ? SERA QUE POSSO REALIZAR UM SONHO?

    • Caro MARCIO: Seu comentário ficou aqui escondidinho e apenas agora o vejo! Ainda está em tempo? Todo mundo pode cantar! E todos podem cantar muito bem!!! Acredite!!!

  4. Oi Tato, boa noite !
    Sou o Jonas da banda Espaçonave Glacial do Amor com o Cidão e o Sergio Henriques.
    Estou enviando esta mensagem triste, pois perdemos o Rubinho.
    Não sei se vc está sabendo.
    Foi no final de Janeiro e só fiquei sabendo agora…
    Aquele abraço

    Jonas

    • QUerido JONAS:
      Como vinha tendo encontros sazonais com ele, volta e meia aparecia nos saraus que eu fazia e comentou sobre a fila de espera para transplante que enfrentava, meu e-mail estava entre os seus e recebi a notícia da família no dia em que faleceu… Assim é a Vida, meu Caro! Precisamos nos ver enquanto estamos por aqui! Por onde anda? Beijo e Luz!
      Continuo no mesmo fone: 3259.6782. Envie-me o seu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s