A Técnica do Canto

Trato aqui da questão da TÉCNICA NO CANTO, “aproveitando o mote” da produtora Nana Soutinho, em “discussão” internáutica com o Maestro Rênio Quintas:

Disse ela:“A técnica é muitíssimo importante para a preparação do artista. E ela deve ser tão bem apreendida, e o artista deve ser tão firme em sua técnica, que deve ser imperceptível ao público qualquer tipo de preocupação neste sentido. Ou seja: ter técnica é ser seguro dela a ponto de nem se lembrar de nada a respeito [da técnica] na hora da apresentação.”

Eu entro na discussão: a técnica passa a fazer parte do acervo de ferramentas do cantor. Como se, automaticamente, tudo fosse saindo, sem querer, querendo. O caminho já está preparado e a voz desliza por ele, como se nenhum esforço fosse necessário para isso. Como o rio por seu leito natural.

Repetindo a frase de Nana: “a ponto de nem se lembrar de nada a respeito [da técnica] na hora da apresentação.”

Continuo: a técnica faz parte do trabalho do artista (ou de qualquer outro profissional) “como uma luva”. É ela que veste o artista para que use e abuse dela, de forma que permeie seu corpo na medida justa em que dela necessite. Alguns dirão “então é como um enchimento”. Mais ou menos o mesmo.

Nas aulas e oficinas de canto, busco iniciar cada encontro com um aquecimento diferente. É este aquecimento que garantirá aos alunos um bom desempenho durante todo o processo. Eu os oriento para que usem como quiserem esses momentos iniciais, atentos a quais e que tipos de aquecimento os ajudam mais, para usá-los no treino diário, todos os dias da vida, percebendo o que melhor se encaixa em seu trabalho pessoal. (ler QUE EXERCÍCIOS FAZER?)

A partir daí, e dos demais exercícios que aparecem no trabalho, os alunos passam a encontrar em si mesmos as respostas formais que querem dar a seu canto, em função do que querem dizer cantando. E aqueles simples degrauzinhos, a que chamamos de técnica, irão facilitar e embasá-los, a fim de que dêem seus próximos passos cantantes, da escolha de repertório à chegada no palco.

E, quando estiverem cantando, lá também estará a técnica, às vezes até sem se darem conta, apoiando-os e auxiliando-os a colocar para fora sentimento e emoção em forma de canção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s