Afinado X Desafinado

“Se você disser que eu desafino, Amor,
Saiba que isso, em mim, provoca imensa dor.”
(Tom Jobim/ Newton Mendonça)
Sempre que alguém chama outro alguém de “desafinado” não faz idéia do tamanho do rombo que abre na personalidade do outro. Este texto bem poderia justificar o prefácio de um livro de auto-ajuda, pensarão alguns. Eu concordaria, se o livro se propusesse a discutir auto-estima e a baixa auto-estima.

Alguém grita na rua: “ô, gordo!”, “ô, careca!”, “ô, viado!” TUDO BEM! Nenhum problema. Porém, se disser “ô, desafinado!”, estará condenando o indivíduo, para todo o sempre, a SER desafinado! Pois muito bem: ninguém “é” desafinado… alguém pode “estar” desafinado, como um instrumento. E necessita ser afinado, certo?

Se Deus afinou os passarinhos e as ondas do mar, não tinha por que ser sacana justamente com o coitado que é chamado de desafinado! Acredito que esse “desequilíbrio” na afinação que se constata em alguém (e conheci inúmeros casos nos meus últimos trinta anos dando aulas de canto) deva-se ao fato de estas discriminações mexerem exatamente com o “chacra”(*) da comunicação. É através deste canal de energia, o “chacra” laríngeo, que o indivíduo se comunica com o mundo, através dele se coloca no mundo.

E justamente os “amigos”, que desconhecem os motivos pelos quais o indivíduo não consegue bem entoar (e por isso mesmo precisa “ser “afinado” novamente), ao invés de colaborar seja para ele encontrar seu melhor “tom”, seja para conseguir ouvir melhor, viram-se para o amigo e fazem a piadinha, achando que estão ajudando: “você gosta de canto? então vá lá pro canto!”

Ricardo Oliveira, mestre de Música Orgânica (ler QUEM PODE CANTAR?), sempre nos orienta em relação a observar de que é que alguém necessita pra ficar mais afinado. Eu acredito que a relação afinação-desafinação esteja diretamente relacionada com aprender a ouvir. Há uma famosa frase repetida ad-nauseam em corais: “Ouvir é mais importante do que cantar”.

 

(*) “chacras” – canais de energia reconhecidos pelos indianos, vórtices de energia que movimentam a vida no corpo físico do ser humano. Há vários livros, mormente da Editora Pensamento, São Paulo, que explicam o que são os “chacras” e como funcionam. Maude Salazar, em seu livro YOGA DA VOZ (**), dá um belo panorama de como funcionam esses chacras e como vibra nossa voz em cada um deles.

(**) YOGA DA VOZ, de Maude Salazar e Maudie Chiarini, Ed. Tahyu, 2007.

 

Anúncios

10 Respostas para “Afinado X Desafinado

  1. Incríveis verdades!
    Nunca vou me esquecer do dia em que cantava dentro do carro com minha mãe e ela me chamou de desafinada!
    Nunca realmente superei o “problema” de cantar na frente de qualquer pessoa. Nem mesmo na frente do microfone.
    Sempre preciso me preparar psicológicamente para encarar essas atividades, em geral penso que não sou eu lá, fica mais fácil.

    Parabéns Tato!

    • O que sempre sugiro, a quem quer que seja é que CANTE! Mais e mais! e que aprenda a ouvir. Ouvir lhe provê a afinação! Ouvir com o coração e com toda a atenção, Ouvir música boa, claro! E você pode bem mais, viu, Cyntia?

  2. Ontem cantei ‘fuliculi fulicula’ para uma de minhas cobaias auditivas (mãe/namorada) – Ela disse: Uma vez escutei um som igual a esse…. mas quando cheguei perto do animal ele já tinha morrido!!
    FRUSTANTE a vida de um dasafinado!

    • Caro CÉLIO: Não desista! Aprenda a ouvir e aprenda a música! Você poderá cantá-la um dia! Pode ter certeza disso! Desculpe a demora em responder, não recebia os comentários…

  3. O louvor, ou a musica que seja tem que ser cantada de coração aberto para o folego sair diretamente emitindo sons de uma linda melodia!!!

  4. Parabéns, pelo seu trabalho. Conheço também o livro e trabalho do Soprano Maúde Salazar através do livro Yoga da Voz. Parabéns novamente!

  5. Caro GABRIEL: Agradeço seus parabéns! Você é cantor? Ou canta de alguma maneira?

  6. Armando H. Possamai

    Quando começo cantando uma música nova, parece mais facil pois rola aquele feeling……..com o tempo, sinto como se a musica fosse perdendo a emoção e acabo perdendo as notas também…………….
    aconteceu o mesmo quando fiz aula de canto…………treinando as notas com o teclado, no começo era mais facil………….depois parecia ir acostumando a situação, e perdendo a precisão………………..não sei o que se passa comigo

  7. Caro ARMANDO: o que me descreve parece ser apenas questão de colocação de voz. Mas preferia ouvi-lo pessoalmente que dar pitacos sem conhecê-lo! Se quiser outro contato, ligue-me ao 11 3259.6782 ou 11 9.8251.7500 WhatsApp/ Tim
    AGRADECIDO
    Tato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s