Que exercícios fazer?

Cada ser é uma unidade e age de acordo com suas necessidades. Por isso, busco passar para aos alunos a revolução que se deu comigo mesmo, já que estudei em conservatório musical tradicional e só depois fui-me abrindo para a música.

Lembro minha grande mestra de piano, Marina da Gama Cerqueira, dizendo com todas as letras: “estude escalas se na música que for tocar houver escalas…” Aplicando-se ao canto, significa fazer com a voz determinado ritmo ou melodia, caso apareçam na canção. Se não, para quê?!

Igualmente, cada aquecimento que o aluno aprender deverá ser acrescentado a seu repertório se o beneficiar. O professor é e sempre será um grande indicador de caminhos, nunca um censor. E o que servir será utilizado.

Tenho um amigo que acha importantíssimo um gole de água “gelada” antes de entrar no palco e outro que dá uma tragada num cigarro. Do mesmo modo que há gente que chupa gelo, há gente que reza, gente que dá três batidinhas na madeira e gente que alisa prego costurado na barra do vestido. Cada um tem suas crendices, seu modus operandi, sua “tecnologia”. Cada um deve descobrir a sua. E no momento que dela se utilizar, a voz estará sendo preparada para o canto.

IMPORTANTE: Não se deve fazer determinado exercício apenas porque “alguém” o faz. O ideal é sentir o quanto ele pode fazer bem, para onde ele orienta e como conduz a um resultado satisfatório.

O “vocalise” (ler POR ONDE COMEÇAR?), ou qualquer outro trabalho vocal a se fazer, sempre deverá estar de acordo com a real necessidade da pessoa naquele momento e com sua capacidade. Buscar o facilitador** ou o professor de canto pode ser benéfico: eles deverão auxiliar no que for necessário.

(**) Nome empregado por Ricardo Oliveira, para designar o orientador, nas Oficinas Básicas de Música Orgânica (OBMO).

Anúncios

Uma resposta para “Que exercícios fazer?

  1. Pingback: A Técnica do Canto |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s